Unfollow Terapêutico: Pare De Seguir Sua Dieta

Alimentação, Emagrecimento, Mentalidade | Lívia | modificado em 05/03/2020

É hora de atualizar as suas definições de unfollow terapêutico para escapar da prisão da comida e alcançar a liberdade alimentar. 

Hoje eu tenho um convite especial para você que já tentou todas as dietas do universo e ainda acredita que o problema está em você – na sua falta de força de vontade e defeito nas células de autocontrole.

Eu poderia fazer longos monólogos sobre o porquê isso não é verdade e que, quando se trata de emagrecimento, você deveria estar mais preocupada com o que está passando pela sua cabeça do que pela sua boca.

Mas não hoje. Hoje a minha proposta é fazer algo mais dinâmico!

Eu quero te convidar a fazer um exercício muito proveitoso, algo que te dê uma dose de realidade para te tirar desse ciclo vicioso de restrição, culpa e fracasso. Pode dar um pouquinho de trabalho, mas eu te garanto que vale a pena.

Papel e caneta na mão?

Vamos lá!

Analise os dados com frieza

Para começar, faça uma lista de todas as dietas que você já fez (pelo menos todas que você se lembra). Não tenha pudores, ninguém vai te julgar por ter acreditado na dieta de algas ou a do milkshake.

Ao lado de cada uma delas, anote o motivo pelo qual você começou e quais eram as suas expectativas. Anote também como você se sentiu ao começar: animada? feliz? confiante?

Por fim, faça o balanço de cada uma. Mais importante que o número na balança, anote como você se sentiu ao final – não quando você desistiu, se cansou ou espanou – mas pelo menos 6 meses depois disso.

Em alguma delas você obteve o que imaginava?

Você se sentiu verdadeiramente bem?⠀

Vamos ser brutalmente honestas, por favor?

É bem provável que você, assim como a maioria esmagadora das mulheres com quem eu converso (inclusive eu), tenha percebido que nunca obteve o que queria…

Você pode até ter emagrecido, mas o resultado foi temporário.

Pode ser que você tenha percebido que, mesmo no menor peso da sua vida adulta, você ainda se sentia um cocô e sua autoestima era um lixo.

Pode ser que, depois de 6 meses, você tenha recuperado todo o peso (ou mais) e se sentiu a pior pessoa do mundo.

E, se eu pudesse apostar, eu diria que você se sentiu fracassada, injustiçada, miserável – ou uma mistura de tudo isso.

Mas acredite em mim, a culpa não é sua. Não é você que está falhando na sua dieta. É ela que está falhando com você. É o sistema que é programado pra falhar. É hora de parar de segui-la.

Se eu der um unfollow na minha dieta, quem eu vou seguir?

Quando eu reforço que dieta não funciona, a pergunta que eu escuto é “então o que funciona?”

Aqui vai…

Reprogramar a sua cabeça e os seus padrões emocionais e reescrever a sua história com a comida por meio do autoconhecimento, diminuindo o controle externo sobre que você está comendo.

É reestabelecer confiança, honra e respeito aos sinais que o seu corpo te dá de quando, o quê e quanto comer – e nenhuma dieta ou plano alimentar pode fazer isso por você.

É claro que existem exceções, casos e momentos propícios para o uso de planos alimentares. Mas, especialmente se você está cansada de fracassar em dietas e quer aprender a comer de forma intuitiva, eles não vão te ajudar a alcançar a autonomia e autoconfiança que você deseja depois de uma vida se submetendo a regras externas para comer.

A ideia de segurança que uma dieta te dá é falsa. Aposte em você mesma. O seu corpo é incrível!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>