O Poder do Hábito no Emagrecimento Saudável

Mentalidade | Lívia | modificado em 19/11/2017

Dias atrás, tomando um café no shopping com minha mãe, ela me perguntou se eu queria um pão de queijo.

“Não, obrigada”, eu respondi.

Eu amo pão de queijo – especialmente com café – principalmente dessas cafeterias de shopping. Mas aquele dia eu fiquei só no café.

Como eu tomei essa decisão sem precisar pensar? O poder do hábito.

Minha escolha foi quase automática – eu só avaliei meu nível de fome (zero) e estimativa de quando eu poderia comer algo mais nutritivo (em breve).

decisão fácil e indolor. Café puro sem pão de queijo.

Talvez na próxima vez eu queira o acompanhamento. Talvez não.

Mas nem sempre foi assim. Pela maior parte da minha vida eu simplesmente não conseguia dizer não – ao menos não sem me sentir totalmente frustrada, injustiçada e infeliz com isso.

Enquanto eu tomava meu café, eu escrevi uma pequena nota no meu celular:

“Hábitos superam decisões racionais”.

Nada de extraordinário, certo? Acho que 10 em 10 pessoas concordariam que decisões habituais são mais fáceis do que aquelas que exigem muito raciocínio. Mas existe toda uma ciência por trás disso.

Em resumo, cada vez que você faz uma escolha, a vantagem do “item” selecionado aumenta em detrimento do outro que você rejeitou. Isso se chama vantagem cumulativa.

E o que isso tem a ver com pão de queijo? E por que isso pode te interessar?

A cada escolha do que comer ou de ir treinar ou não – escolhe comer o biscoito recheado ou não, escolhe apertar o soneca ou não – você dá àquele comportamento uma vantagem cumulativa. Quanto mais você repete a escolha, maior a vantagem cumulativa.

Toda escolha, não importa o quão pequena, acarreta consequências. Você está sempre contribuindo para a vantagem cumulativa de ALGUM COMPORTAMENTO.

Nós tendemos sempre a fazer a escolha mais fácil e familiar disponível – aquela que tem vantagem cumulativa. O hábito supera as decisões racionais e, escolha após escolha, nossas opções têm pesos cada vez mais desiguais.

A maioria das pessoas aborda a mudança de comportamento por meio das decisões racionais. Nós racionalmente entendemos o que precisamos fazer e porque devemos fazer, e todos os dias nós prometemos a nós mesmas que vamos fazer a escolha correta.

Mas, na grande maioria das vezes, nós repetimos as mesmas escolhas fáceis e familiares. É por isso que nós nos decepcionamos conosco e nos sentimos “sem força de vontade”. Ao invés de contar com o nosso consciente, nós precisamos construir hábitos. Eu acredito que isso seja muito óbvio, mas ainda assim nós falhamos por duas principais razões:

1. NÓS TENTAMOS MUDAR MUITAS COISAS DE UMA SÓ VEZ

2. NÓS SOMOS TERRIVELMENTE INCONSISTENTES

Não importa o quanto você queira desesperadamente mudar, você reduz drasticamente as suas chances de sucesso de acordo com o número de variáveis que quer mudar ao mesmo tempo.

Escolha UMA de cada vez.

Escolheu? Então, seja loucamente consistente.

Torne a mudança tão simples e pequena que você não tenha desculpas ou exceções todos os dias. Lembre-se, a cada escolha você está deliberadamente dando vantagem cumulativa a algum comportamento. Essa vantagem está funcionando a seu favor? O que você poderia fazer hoje para usar essa vantagem a favor de uma escolha que te ajude a alcançar as suas metas?

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>