“Eu Não Consigo Emagrecer” – O Que Fazer Quando Nada Funciona?

Alimentação, Mentalidade | Lívia | modificado em 30/11/2017

Eu perdi as contas de quantas vezes me ouvi dizer “Eu não consigo emagrecer”.

Se você luta contra a balança, você sabe o peso que essas palavras têm. É uma mistura de frustração, fracasso e rancor.

Eu demorei muitos anos para sair do efeito sanfona e emagrecer de uma vez, e precisei passar por muitos fracassos para buscar um novo caminho – sou cabeça dura, eu sei. E foi por isso que eu me mantive presa no “eu não consigo emagrecer” por mais de 15 anos.

Com a minha transformação, eu me determinei a suportar a libertação do maior número de mulheres possível dessa insatisfação e frustração constante, e hoje eu quero te falar o que fazer se você se sente assim.

A verdade é que nós vivemos no modo de espera. Nós procrastinamos diversas tarefas porque nós temos incertezas e porque estamos sempre com coisas demais na agenda para conseguir escolher um caminho a seguir. Nós somos perfeccionistas e vivemos à espera do momento certo para começar. E nós esperamos as estrelas se alinharem. Nós nos convencemos de que nós não estamos prontas, e mergulhamos em trabalho, em maratonas na Netflix e em comida para esquecer nossos problemas e entorpecer nossos desejos. E assim é mais fácil deixá-los na gaveta.

E… em algum momento nós nos cansamos e gritamos “BASTA!”

Mas quando nós chegamos nesse ponto já estamos tão saturadas que, e ao invés de buscar uma solução eficaz, nós reagimos sem pensar.

Movidas pela ansiedade de emagrecer e uma necessidade alucinada de sair daquela insatisfação, nós damos o mesmo jeitinho que sempre demos no passado. Curiosamente, esse “pano quente” foi o que criou a situação problema – e assim o efeito sanfona é alimentado.

Quando sentimos urgência ou ansiedade para emagrecer, nós automaticamente queremos nos colocar em ação – e isso geralmente significa repetir um padrão de ação conhecido. Assim, é muito fácil ficarmos presas em velhas formas confortáveis de “tentar mudar” – como começar uma dieta ultra restritiva ou planejar passar 2 horas por dia na academia.

Muitas vezes, a urgência de entrar em ação pode te privar de refletir e descobrir o que você precisa fazer de verdade.

E hoje quando eu ouço alguém me dizer “Eu não consigo emagrecer. Nada funciona pra mim.” O que eu ouço é “Eu estou insistindo no erro porque não sei outra forma de tentar mudar”. 

A verdade é que, se você ainda não tem os resultados que está buscando, você tem mais chances de sucesso se abrir para a possibilidade de que você ainda não sabe o que precisa fazer para alcançá-lo. Porque o que você “já sabe que funciona” não está funcionando. Ou ainda porque, se você ainda não conseguiu colocar em prática “o que você sabe que funciona”, talvez na verdade isso não funcione para você.

O segredo para conseguir quebrar o padrão de fracasso é abrir a mente para outras possibilidades. As pequenas coisas – aquelas que você não dá bola – têm um impacto surpreendente quando são as pequenas coisas certas. Se você está constantemente fracassando, pode ser que você esteja teimosamente caminhando na direção errada. A resposta pode estar ridiculamente perto, mas está no caminho oposto – e por isso você nunca a encontra.

VOCÊ NUNCA VAI ENCONTRAR A RESPOSTA PROCURANDO NO LUGAR ERRADO

Emagrecer e viver uma relação mais equilibrada com a comida é exatamente assim. E eu vejo isso o tempo todo. Existem pequenos passos que ajudam muito, mas não são aqueles que a gente dá atenção – porque eles parecem simples demais. Há diversas estratégias efetivas, mas elas em geral estão na direção oposta do seu foco – aquele caminho habitual que você acredita ser o mais importante, como por exemplo pensar “no que você deve ou não deve comer”. Se nada funciona, a solução que você está buscando não está nesse caminho familiar.

Então, o que fazer quando nada funciona?

Que tal começar com um plano melhor? Eu sei que o desconhecido pode ser assustador, mesmo se a trilha for fácil. Pensar e fazer as coisas de um jeito que não estamos acostumadas significa sair da nossa zona de conforto. 

  • Comece com curiosidade
  • Reflita francamente sobre o que você sabe sobre a sua alimentação. O que desencadeia sua fome?
  • É fome de comida? Ou é fome de outra coisa?
  • Como você pode se alimentar melhor: comendo ou descansando um pouco mais?
  • Se você deseja mudar a forma como você come, você vai substituir a comida com o quê? Existe uma razão pra você estar comendo – além da fisiológica, é claro – e ela está te servindo de alguma forma.
  • Como você pode enfrentar esses desafios e as barreiras ao sucesso? Quais foram os motivos que te levaram a fracassar das últimas vezes? E o que você precisa fazer de diferente para que as coisas funcionem desta vez?

Essas são as questões muito importantes, mas as respostas não são tão difíceis de conseguir. Pergunte-se coisas simplesPreste atenção às respostas que surgem. Aceite e aprenda com os seus erros. O seu sucesso só depende de você.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>