A Armadilha da Dieta Perfeita

Alimentação, Mentalidade | Lívia | modificado em 25/10/2017

A dieta perfeita. 

Que conceito mais sedutor – e que grande armadilha ele representa. E quanta dor ele causa. 

Eu queria ganhar 1 real pra cada vez que eu ouço de alguma cliente “bom, minha dieta não é perfeita, mas…”  

Me diz, por que deveria ser perfeita?

Por que nós esperamos que seja perfeita?

Será que essa perfeição existe, ou ela é apenas um combinado abstrato de esperança e desejos. 

Imagine como seria sua vida se você nunca tivesse ouvido esse conceito. Melhor, eu aposto!

Esses dias eu perguntei a uma cliente como andava o relacionamento dela com o namorado novo, e ela me disse: “não é perfeito, mas estamos indo bem.” Eu normalmente não teria dado tanta atenção ao comentário, se não fosse pela cara de desapontamento que ela fez, quase a cara de quem está pedindo desculpas por alguma coisa. E então eu percebi que ela estava comparando a relação dela, de carne e osso, com outro ser humano, com algum ideal de perfeição que ela tinha. Dizer que o relacionamento não era perfeito era quase uma admissão de falha ou defeito. 

E é exatamente isso que nós fazemos com a comida. Nós comparamos a vida real com o que está escrito na prescrição fixada na porta da geladeira, com o que está escrito na revista, com o que a blogueira do Instagram está postando.

Se nós compararmos tudo na nossa vida ou nossa alimentação – com um ideal de perfeição, há 99%* de chance de ficarmos desapontadas e frustradas o tempo todo.

*EMC. Estatística da minha cabeça.

Se considerarmos o quanto nós, enquanto seres humanos, somos imperfeitos, como podemos esperar que qualquer coisa que façamos – desde assar um bolo a criar uma criança – seja perfeita? Sempre que um ser humano está envolvido, as coisas são reais. E real significa falhas, defeitos e faltas.

Real significa bom o suficiente, o melhor que podemos fazer naquele momento. 

Se você dar um pé na bunda do João porque ele não te leva flores, pode ser que você acabe namorando com o Fernando que não consegue deixar passar um jogo de futebol, ou com o Ricardo que usa cueca de malha. 

Se a sua amiga Juliana consegue facilmente passar a sobremesa enquanto você poderia comer a sua e a dela num piscar de olhos, e por isso você acha que ela uma dieta perfeita, você pode estar ignorando o fato de que ela quase nunca come legumes e não consegue largar o refrigerante diet. 

Não existe dieta perfeita, nem casamento perfeito, nem professor ou político. Se você esperar perfeição, você vai se desapontar. Se for pra se comparar, que seja com outros seres humanos reais ou, melhor ainda, com a sua versão de ontem.

Esqueça a perfeição. Tudo na vida tem prós e contras: vizinhanças, universidades, empregos, amigos, restaurantes, tipos de corpo, cachorros, partidos políticos e estilos de vida. 

Se você conseguir parar de buscar a perfeição, é provável que você perceba que sua alimentação tem ido muito bem e que você tem se dado melhor do que acredita.

Aproveite a sua realidade!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>