4 Estratégias De Autocuidado Para Comer Melhor

Autocuidado, Fome Emocional | Lívia | modificado em 09/01/2019

Em algum momento desta vida, todas nós passamos por tempos difíceis.

Sejam dificuldades financeiras, um relacionamento acabado, uma perda trágica, ou mesmo a pressão do acúmulo das responsabilidades do dia a dia – é desafiador manter a cabeça no lugar.

E quando estressadas, ansiosas e preocupadas, a vida vira um rolo compressor e nós começamos a nos sentir esmagadas. Nessas situações, não é incomum recorrermos à comida para conseguir conforto. Mas existe uma forma de minimizar – e muito! – este problema.

Autocuidado!

Hoje eu te apresento quatro maneiras efetivas de exercitar o autocuidado, especialmente quando você se sentir sobrecarregada.

Se você praticá-las quando estiver se sentindo esgotada, elas podem te ajudar a se sentir mais revigorada e te dar o conforto que você precisa e merece, sem recorrer à comida.

Como se cuidar para comer melhor

1. Durma

Se você está estressada, existe uma boa chance do seu sono estar pagando o preço. Isso pode parecer óbvio, mas se você está se sentindo esgotada… durma mais!

Isso é muito importante para o seu bem-estar físico, mental e emocional. Poucas horas de sono podem causar irritabilidade e mais estresse, além de afetar significativamente o seu humor – existe uma boa chance de você saber do que eu estou falando.

Se você sente que de alguma forma as suas emoções estão guiando o seu comportamento alimentar, se pergunte como você está se sentindo fisicamente. Você está cansada? Tente dar uma cochilada ou ir para a cama mais cedo e veja como você se sente depois. É muito provável que você se sinta muito mais revigorada e bem-humorada após um sono restaurador!

2. Medite

Se você está se sentindo mentalmente exaurida, possivelmente a melhor coisa a se fazer é meditar. O objetivo é acalmar a sua mente e promover uma experiência de paz interior e relaxamento.

Em geral, o estresse e a tensão estão relacionados com um turbilhão de pensamentos em nossa mente. Quando nós meditados, nós mudamos o foco destes pensamentos para a nossa respiração. Por meio dessa prática nossas mentes relaxam a isso faz com que nos sintamos revigoradas.

A meditação também pode te ajudar a se sentir mais conectada consigo mesma. E quando você está mais alinhada com os seus pensamentos e emoções, você consegue entender melhor as suas necessidades. Isso torna o autocuidado muito mais simples – e ainda evita que você coma para abafar o que está sentindo e desejando.

3. Divirta-se

Algumas vezes, nós precisamos somente curtir mais a vida. O estresse constante não só nos deixa mais propensas a comer nossas emoções, mas é também exaustivo! O estresse faz parte das nossas vidas, mas nós podemos administrá-lo muito melhor quando temos mais prazer no nosso dia a dia.

Embora seja possível encontrar prazer na comida sim, é primordial encontrar formas mais saudáveis de incorporar prazer na sua vida.Tente agendar atividades mais divertidas toda semana – ou todo dia, se você conseguir. O que quer que te traga prazer e alegria – arranje tempo para isso! Se você fizer disso uma rotina, você consequentemente se sentirá mais equilibrada e mais capaz de lidar com atividades estressantes.

Se você não consegue pensar em muitas coisas que te trazem prazer, comece a explorar novas atividades e possíveis hobbies. Pode ser pintura, costura, fotografia, algum instrumento, etc. Pode ser algo simples como brincar com o seu cachorro. O que quer que seja, tenha certeza de que você faça com um sorriso no rosto 

4. Desconecte-se

Se você vive na mesma era que eu, você provavelmente não se desgruda do seu celular, tablet, laptop ou afins em nenhum momento.

Enquanto a tecnologia é maravilhosa para nos mantermos conectados uns aos outros, a quantidade enorme de mensagens, e-mails e feeds de notícias pode ser um tanto estimulante demais. Desconectar-se significa tirar um tempo das telas e voltar o foco para si mesma.

Considere investir um tempo antes de dormir ou aos finais de semana para se desconectar do mundo. Desligue todas as telas por algumas horas e vá caminhar, dormir, ler, passar um tempo com a família – fazer o que tiver vontade, contanto que te revigore.

Lembre-se que, enquanto a tecnologia nos mantém conectados uns aos outros, construir relações verdadeiras e profundas acontece na vida real – não em frente de uma tela! Então tenha um tempo especial só para você e também priorize passar um tempo com as pessoas que você ama. Aprofundar essas relações vai naturalmente te fazer sentir mais conectada, confortada e satisfeita com a sua vida.

Autocuidado é a CHAVE para curar a sua fome emocional.

Se você está buscando uma relação mais saudável com você mesma, com a comida, com o seu corpo e o seu peso, você precisa começar a se sentir melhor – e você não vai conseguir se sentir melhor enquanto se sentir sobrecarregada o tempo todo.

Comece a se observar e a reconhecer se você está se sentindo muito estressada ou com muitas “coisas no seu prato”. Você pode praticar essas estratégias de autocuidado diariamente, elas certamente vão te ajudar a dominar a sua fome emocional e construir uma versão mais saudável e melhor de você mesma!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>