3 Dicas Para Manter Uma Alimentação Saudável Na Correria do Dia-a-dia

by | May 8, 2018 | Alimentação

Um dos maiores desafios decorrentes da correria do mundo moderno é manter uma alimentação saudável, principalmente no fim do dia. Quando finalmente entramos em casa depois de um longo dia de trabalho, é realmente raro termos vontade de prender o cabelo num coque e ir pra cozinha, olhar o que tem na geladeira e então bolar um jantar nutritivo e delicioso.

Depois que inventaram o iFood então, o desafio triplicou… você nem precisa se dar o trabalho de procurar muito, apertando meia dúzia de botões chega comida na sua casa em 30 minutos. 

Você pode até começar o dia cheia de determinação, com as melhores intenções do mundo, mas de repente o trabalho se complicou demais… ou o trânsito emperrou por causa da chuva… e de repente aquele delivery de pizza ficou TÃO tentador. Especialmente se você tem filhos ou um parceiro que, embora fossem comer os legumes que você tinha planejado preparar, vão apoiar 200% se você decidir pedir fast-food só hoje.

Mas esse “só hoje” vira “amanhã também”, que cresce pro “semana que vem eu como melhor”. Isso é definitivamente uma cilada (Bino! Não me aguentei rs).

Se você está em busca de uma saúde melhor, comer mais comida de verdade é uma ótima pedida, especialmente feita em casa. Isso porque, além de você saber o que tem no seu prato, cozinhar é um ato de amor. Se você cozinha, sabe o quanto é gostoso ver quem você ama comendo a sua comida.

Além disso, embora pouco valorizadas, habilidades culinárias são uma das coisas mais ricas de se passar para as crianças, sendo que elas carregam muito da nossa cultura. 

Pensando em tudo isso, eu separei minhas três melhores estratégias para manter uma alimentação saudável, que realmente revolucionaram a minha vida e me permitem me manter bem nutrida todos os dias da semana, faça chuva ou faça sol. 

Vamos lá!

#1 TENHA UM PLANO!

Eu não estou falando aqui de algo do tipo “comer filé de frango grelhado com legumes no vapor” na janta. Um plano alimentar muito restrito só serve pra gente furar, porque ninguém consegue comer a mesma coisa todos os dias. 

Mas ter um leque de receitas que você gosta e que você consegue fazer em pouco tempo é uma ajuda e tanto para manter uma alimentação saudável quando você chega em casa fadigada e sem muita vontade de cozinhar. 

Um dos grandes motivos pelos quais a gente acaba apelando pro delivery é que nós queremos algo gostoso. Simples assim. Sendo a comida é uma fonte de conforto e prazer, isso é natural depois de um dia estressante.

O segundo grande motivo é que nós sentimos que não temos tempo – mesmo que a gente fique largada no sofá durante o tempo em que a comida leva para chegar. 

Assim, é importante que o seu jantar seja gostoso e o preparo seja rápido!

Para isso, tenha o seu arsenal de jantares que funcionam e mantenha ingredientes-chave na despensa.

Obs.: mas não caia na armadilha de colecionar 523 receitas que você vai fazer no “dia de São Nunca”. Seja realista e coloque meia dúzia num papel, e vá testando e substituindo conforme elas forem de sucesso ou não.

#2 ESTEJA PREPARADA

Minha avó já dizia que uma mulher prevenida valia por duas. Ainda assim, o que eu mais vejo é congeladores cheios de pote de sorvete (ou feijão!) pela metade, sem cumprir a função de congelar alimentos que facilitem a sua vida. 

Se você não é apaixonada por culinária, tudo bem! Eu te garanto que dá pra comer bem cozinhando uma vez por semana! Contando que você seja estratégica e cozinhe em escala (isso fica bem fácil se você cumpriu o passo 1#)

Folhas lavadas e bem secas duram muitos dias na geladeira. Praticamente todas as sopas vão direto pro congelador, em potes do tamanho que você escolher. Carnes já temperadas podem ser congelados numa boa, rendendo uma proteína rápida. Peito de frango cozido e desfiado é incrivelmente prático e acompanha muitos pratos diferentes, sendo uma excelente opção substituir os embutidos. Molho de salada à base de azeite dura dias na geladeira também. E a lista continua…

O segredo aqui é: fazer uma panelinha de sopa toma praticamente o mesmo tempo que fazer um caldeirão. A diferença é que você vai ter comida pra amanhã também!

#3 INSPIRE-SE

Aqui é que o negócio pega de verdade. 

Quando eu falo em manter uma alimentação saudável, muita gente já se imagina chegando em casa e comer frango seco e chuchu no vapor sem azeite. Assim fica difícil MESMO!

Se tem uma coisa que você precisa fazer urgentemente pela sua saúde, física e mental, é entender que comida saudável não significa comida sem graça. Pelo contrário, quando você começa a aprender novas receitas e explorar alimentos que você não tinha o hábito de comer, um mundo de possibilidades se abre na sua frente!

E depois disso, manter uma alimentação saudável deixa de ser um martírio. Os sabores mais incríveis do mundo estão na comida de verdade, a gente é que se condicionou com um monte de alimentos hiperpalatáveis que anestesiam nosso cérebro. 

Quando você se inspira na cozinha e vai descobrindo novos sabores com alimentos nutritivos e leves, você percebe que o seu corpo responde de uma forma totalmente diferente. Isso te motiva cada vez mais a fazer sua própria comida ou manter mais opções saudáveis por perto.

Além de tudo isso, você economiza uma graninha! Porque eu não sei de você, mas eu amo comer… mas também amo blusinha nova!

Lívia Raimundo

Lívia Raimundo

Coach Alimentar, Pn1

Eu ajudo mulheres a comerem melhor e emagrecerem sem neuras.

Eu sou coach nutricional, doutora em marketing de alimentos, estudante de Nutrição, aquariana, louca por café, livros e um bom papo. Eu também amo cozinhar (e comer, óbvio).

Eu vivo em São Paulo com o meu noivo e dedico a maior parte do meu tempo a inspirar mulheres a alcançarem uma relação mais leve e feliz com a comida e com o próprio corpo.

O Passo-a Passo para Escapar da Prisão da Comida

Quiz da Liberdade Alimentar

Teste seu nível de conhecimento e habilidade nos exatos pontos que eu aprendi a dominar para reescrever a minha história com a comida e com o meu corpo!

Relacionados

Coisas que te nutrem além da comida

Coisas que te nutrem além da comida

Se você percebe que frequentemente come sem fome genuína e que grande parte da sua alimentação é movida pelas suas emoções, pode ser que outros aspectos da sua vida estejam desnutridos. Ampliar as suas formas de suprir suas demandas internas é um passo muito importante no caminho da liberdade e autonomia alimentar!

read more
Engordei na quarentena. E agora?

Engordei na quarentena. E agora?

A sua prioridade deve ser sempre o cuidado com a sua saúde física e mental. Lembrar que respirar, mover o corpo, manter a mente ocupada com qualidade e se alimentar bem e de forma consciente são ingredientes básicos para uma vida equilibrada. Não só na quarentena como em todos os outros períodos difíceis que você enfrentar na vida.

read more

Comentários

0 Comments