XIS: como lidar com as fotos sem estresse!

Autoestima | Lívia | modificado em 14/12/2021

As festas de fim de ano estão chegando e se você é daquelas que sempre tenta se esconder quando o assunto é foto, não se preocupe, esse artigo pode te ajudar!

Pense comigo, você já se olhou numa foto e imediatamente decidiu que precisa emagrecer? Ou se lembra de uma época que gostava de sair em fotos?

Você está vivendo um dia especial, um passeio com a família, um jantar com  os amigos, uma festa que você se programou horrores pra ir, e num dia, surge uma oportunidade de registrar o momento especial, e no outro, os registros se tornam um jogo de angústia, vergonha e culpa. 

E assim, para evitar esse desconforto novamente, em qualquer ocasião que surge a oportunidade de sair em uma foto, você se esconde no fundo da foto ou atrás das pessoas, usa roupas que escondem o seu corpo e faz de tudo para ficar em segundo plano. 

Mas por que nos escondemos?

Em primeiro lugar, isso acontece porque temos medo de julgamento, não só dos outros como o nosso próprio. 

Temos medo do pensamento dos outros, se vão pensar que, por estarmos acima do peso, somos preguiçosas, relaxadas, sem força de vontade… Mas, será que todo mundo pensa assim?

E além disso, sentimos vergonha de nós mesmas porque não estava nos nossos planos estar fora de forma novamente esse ano, sentimos como se a foto fosse um atestado do nosso fracasso por não ter consigo chegar no corpo dos sonhos. Mais um ano que não aconteceu, não é?

Junto com esse medo da opinião alheia e a nossa própria, surge também o medo da comparação. Comparamos o nosso corpo atual com o de alguma outra época da nossa vida, em que tínhamos outra rotina, outros hábitos, etc. 

E diante desse cenário, sentimos que nosso corpo não merece coisas legais nesse tamanho maior, nem roupas novas e nem fotos bonitas, na nossa cabeça, isso só serve para os corpos magros. Podemos dizer que o nosso amor ao corpo é condicional, ao tamanho, ao peso, à aparência…

Estamos tão preocupadas com tudo isso que nos esquecemos que as fotos são um meio de registrar fases da nossa vida, não importa se você está maior ou menor, a foto é um registro de um certo momento da sua vida e você deveria valorizar isso acima do medo de sair mal nas fotos! 

Então, como lidar com as fotos sem estresse?

Hoje vou te mostrar 4 passos simples e infalíveis para viver em paz com as fotos de uma vez por todas! Chega de se desesperar quando alguém sugere bater aquele registro especial!

1. Primeiramente, é importante cultivar uma imagem positiva sobre si mesma! Não é sobre amar o seu corpo em todas as fotos, mas sim, sobre conseguir NÃO amar uma foto e conseguir seguir sua vida normalmente sem se sentir miserável. Entenda que a lente que você está usando para determinar o valor do seu corpo muda o tempo todo, o padrão cultural de beleza é um jogo impossível de vencer. 

2. Depois, é preciso focar na memória! Foque no que você está sentindo quando você sair na foto : o que torna esse momento especial? Porque você gostaria de se lembrar dele um dia?

Feito isso, tente não olhar imediatamente para a foto, reflita, primeiro, sobre a experiência e a memória que você quis captar.

3. Também é importante comprometer-se em não se punir! Nada de planejar uma dieta louca ou se matar de tanto treinar depois de não gostar de si em uma foto, seja gentil com você.

4. E por fim, entenda que as fotos não são só sobre o seu corpo, a menos que você acredite nisso. Olhar para uma foto e focar somente em como estava a sua aparência é uma escolha sua. As pessoas que realmente te querem bem não vão olhar para as supostas “falhas” do seu corpo, mas sim em como era divertido estar com você. 

Vamos juntas buscar a aceitação a cada dia mais? Eu posso te ajudar a comer de tudo sem dietas, ter saúde e ainda perder o medo de engordar! Quer saber como? Participe do Boca Livre! Com essa metodologia, você respeita a sua história com a comida e a dinamicidade da vida. Você vai aprender uma estratégia clara de alimentação saudável, sem dietas, e a desenvolver habilidades que vão te fazer voltar a confiar mais no seu corpo mesmo que você tenha passado a vida toda brigando com a balança! 

É só acessar este link e garantir a sua vaga!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>