Eu vou emagrecer sem fazer dieta?

by | Aug 2, 2021 | Alimentação, Emagrecimento

O que esperar do seu peso na liberdade alimentar

Você já percebeu que emagrecer sem dieta seja possivelmente a única forma de alcançar um resultado duradouro e saudável, mas ainda fica perdida sobre como fazer isso funcionar?

Por experiência, eu sei que a ideia de parar de fazer dieta é assustadora, principalmente se você quer emagrecer. Mas parar de fazer dieta é efetivamente a ÚNICA forma de emagrecer de uma vez por todas, sem efeito rebote.

As dietas têm uma taxa de falha de aproximadamente 95%, ou seja, quase todas as pessoas fazem uma dieta para emagrecer voltam a engordar – muitas vezes ganhando alguns quilinhos extras de brinde.

Isso acontece, basicamente, porque o seu corpo não entende metas estéticas, ele quer te proteger. E isso implica que o que você está fazendo para tentar controlar o seu peso e a forma que você come (restrição e controle) é exatamente o que está te fazendo comer mais.

Por que (realmente) você quer emagrecer?

Um corpo saudável não é, necessariamente, um corpo magro como aqueles que vemos nas capas de revista. Na verdade, muitos desses corpos dentro dos “padrões de beleza”, não estão nem um pouco ajustados com padrões de saúde.

Corpos saudáveis, na minha opinião, não são apenas aqueles que demonstram bons resultados nos exames de sangue. E sim aqueles que são felizes: que comem de forma variada, se exercitam, se divertem, amam, trabalham, descansam, riem, choram e aprendem a não vivem apenas em função do corpo e da comida.

Eles podem ter formas totalmente diferentes, porque cada corpo é único.

Quando começamos a mergulhar no processo de Liberdade Alimentar, é muito comum que as pessoas fiquem ansiosas por resultados rápidos em termos de emagrecimento. Assim, é importante entender que a Liberdade Alimentar é uma nova forma de viver, comendo de acordo com as necessidades do seu corpo, nem mais e nem menos. Isso quer dizer que você vai, preferencialmente, comer quando estiver com fome, em uma quantidade adequada para você.

Se você está acostumada a comer sem fome por questões emocionais ou ter muitos episódios de compulsão, exagero e restrição alimentar, seu corpo provavelmente carrega um peso extra que você perderá à medida que conseguir mudar esses hábitos.

Mas se você vive com fome, restringe muitos grupos alimentares e se exercita de maneira muito extenuante, pode ser que o seu corpo precise se ajustar em um peso um pouco maior.

A grande questão é encontrar um equilíbrio alimentar em que você seja capaz de manter com atenção, porém sem tanto esforço pelo resto da sua vida. E esse equilíbrio sempre terá nuances, pois o corpo está em constante transformação.

O que muda é a sua segurança em relação ao seu autocuidado para deixar o seu corpo agir como ele tem que agir: da maneira mais compatível para a sua qualidade de vida.

Emagrecer sem dieta significa parceria

Isso não é sobre mais força de vontade ou mais autocontrole.

É sobre mais parceria, honrar e trabalhar junto com o seu corpo. A corrida é longa, você prefere tê-lo como parceiro do que como inimigo.

É sobre pegar o seu corpo pela mão e perguntar sem julgamentos: o que você realmente quer? Como eu posso fazer você se sentir melhor? Agora que nós podemos comer qualquer coisa a qualquer momento, o que você realmente deseja comer? O que vai te nutrir mais? O que você acha que vai fazer a gente se sentir melhor.⠀

Essas respostas não estão na sua cabeça.

Não estão no aplicativo que você contabiliza os macros do que comeu.

Não tem nada a ver com índice glicêmico nem com gramas de carboidrato ou número de calorias.

Essas respostas não estão fora de você, não importa qual a última loucura da moda.

Essas respostas estão dentro de você.

É a sua intuição que te mostra, é o que você sente na barriga. Olhe para dentro.

E eu entendo que colocar todos esses passos em prática seja um processo, de forma que você pode se frustrar por não estar conseguindo fazer tudo funcionar imediatamente.

Mas com empenho e tempo eles magicamente se alinham, e então eles asseguram o emagrecimento sustentável que você está buscando porque o seu corpo estará disposto a liberar gordura.

E, por fim, eu quero chamar a sua atenção para essa palavra: liberar.

Liberar é relaxar, é se render, é respirar. Liberar não é se segurar, se forçar com unhas e dentes a seguir um plano que não é natural para o seu corpo.

Então deixe o seu corpo relaxar. Permita que ele fique num estado fisiológico que ele se sinta seguro para liberar o peso que você quer eliminar. Enquanto ele achar que o mundo é um lugar mau e escasso, ele não vai permitir que isso aconteça e vai fazer de tudo para que você mantenha o seu peso extra. Dê um voto de confiança. Ele está louco para ser seu parceiro.

Lívia Raimundo

Lívia Raimundo

Coach Alimentar, Pn1

Eu ajudo mulheres a comerem melhor e emagrecerem sem neuras.

Eu sou coach nutricional, doutora em marketing de alimentos, estudante de Nutrição, aquariana, louca por café, livros e um bom papo. Eu também amo cozinhar (e comer, óbvio).

Eu vivo em São Paulo com o meu noivo e dedico a maior parte do meu tempo a inspirar mulheres a alcançarem uma relação mais leve e feliz com a comida e com o próprio corpo.

O Passo-a Passo para Escapar da Prisão da Comida

Quiz da Liberdade Alimentar

Teste seu nível de conhecimento e habilidade nos exatos pontos que eu aprendi a dominar para reescrever a minha história com a comida e com o meu corpo!

Relacionados

Comentários

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *