O Que Quitar uma Dívida me Ensinou Sobre Emagrecimento

by | Jun 10, 2017 | Mentalidade

Por muito tempo eu acreditei que a minha vida adulta ia se resumir a pagar boleto e tentar emagrecer – pelo menos era o que eu via a maioria das mulheres a minha volta tentando fazer, ano após ano.

No campo do emagrecimento, eu algumas vezes fui capaz de perder muitos quilos mas, invariavelmente, eu os recuperava – sempre mais rápido do que os havia perdido.

Eu tinha dúvidas reais da minha capacidade de alcançar o corpo que eu desejava de forma permanente. E de certa forma eu acreditava que sempre dependeria de truques loucos, dietas malucas ou pílulas mágicas para alcançar um peso “saudável” e me manter nele.

Esses dias bati um longo papo com uma amiga que quitou uma bela dívida, a qual contraiu para pagar seu apartamento. Após o divórcio, ela se determinou a sair da dívida o mais rápido possível e se concentrou nesse objetivo com uma intensidade invejável. E ela o atingiu em menos de 2 anos. Após nossa conversa, minha mente traçou diversos paralelos entre quitar uma dívida e emagrecer. E hoje eu vou contá-los pra você!

AS PEQUENAS CONCESSÕES SOMAM

Adquirir uma dívida se parece muito com ganhar peso. Você encara cada compra como “apenas uma pequena despesa” que está colocando no crédito. Você vai lidar com ela apenas no mês seguinte. Você realmente precisa de uma roupa nova para uma data importante, então você usa o crédito, somente uma vez. Já que gastou, você aproveita e compra uma luminária e talvez uma passagem para visitar um amigo, mas é somente desta vez. Afinal, você sempre pode economizar mais no próximo mês e compensar os gastos extras.

Até que todos esses “somente uma vez” se somam, e você não pode mais ignorá-los. Naquele momento eles parecem pequenas concessões, mas dois anos depois você se pega sentado numa montanha de dívidas.

Não é assim que acontece quando ganhamos peso?

Nós achamos que “um” pedaço extra não vai doer. Amanhã você pode compensar e vai ficar tudo bem. Então você sai de férias e acha que pode esquecer totalmente seus bons hábitos por uma semana. Afinal, o que é uma semana? Seu colega de trabalho traz biscoitos para o lanche e você come também porque, afinal, que mal “um” biscoitinho pode fazer?

Assim como a dívida, todas as pequenas concessões somam anos de problemas para lidar.

Cada pequena escolha conta! E pequenas concessões podem fazer toda a diferença no seu resultado.

UMA TEMPORADA DE DISCIPLINA NÃO SIGNIFICA UMA VIDA SEM PRAZER

É impossível quitar uma dívida sem disciplina. E dificilmente você vai emagrecer comendo pizza com cerveja toda sexta-feira. É preciso diminuir.

Talvez seja preciso suspender temporariamente as viagens de férias ou os planos de troca de mobília. Contudo, essa temporada pode garantir uma vida muito mais confortável financeiramente no futuro, e possivelmente até sobre dinheiro para uma viagem mais legal, ou um sofá mais bonito.

O mesmo se aplica ao emagrecimento. Sim, você vai precisar ser disciplinada e se concentrar. Você vai ter que dizer “não, obrigado” mais vezes do que gostaria. Mas é só uma temporada, e não significa que você nunca mais tomará seu sorvete favorito. Durante anos eu abandonei dieta após dieta, porque eu sentia que estava assinando um acordo eterno de privação e miséria. Hoje vejo que é tudo uma questão de perspectiva.

Uma temporada de foco e disciplina pode te fazer mais feliz do que você imagina.

VOCÊ NÃO PODE ATINGIR UM ALVO QUE NÃO PODE VER

Quitar uma dívida é um grande objetivo. É preciso ter um bom plano e traçar uma linha de tempo. Não acontece da noite para o dia. É necessário saber o quanto devemos e o quanto precisamos juntar a cada mês. Para isso, você vai ter que estudar o seu orçamento e descobrir onde pode fazer os cortes, ou talvez buscar formas de ganhar mais dinheiro – possivelmente os dois.

Certamente, vão haver imprevistos. E se você não tem as metas definidas e um plano bem traçado, possivelmente você vai se desmotivar no primeiro obstáculo e desistir no meio do caminho.

Com o emagrecimento não é diferente. Uma boa estratégia é dividir uma grande meta em metas menores.

Estabeleça pequenas metas de curto prazo e concentre toda a sua energia nelas. Perseguir essas pequenas metas fervorosamente vai, certamente, te levar aproximar do seu objetivo maior.

COMEMORE O SEU PROGRESSO

Cada montante quitado deve ser celebrado. O pagamento é um poderoso símbolo do trabalho e da disciplina investidos no objetivo. Contudo, é fácil ficar presao no “mas falta tanto ainda”. Sim, a jornada continua, mas é preciso pegar um momento para comemorar o quão longe se chegou.

Da mesma forma acontece no emagrecimento. Pode ser fácil ignorar suas pequenas vitórias porque você se sente desencorajada pela distância que falta percorrer. É compreensível! Mas eu te garanto que, se você não celebrar as pequenas vitórias do caminho, vai se arrepender. Mais tarde, você vai se lembrar de como foi entrar naquela calça jeans que não cabia há anos, ou ver aquele peso de 10 anos atrás na balança, e perceber o quão importantes esses momentos foram.

Celebre seu progresso. Fique orgulhosa de si mesma. Abra o coração para os elogios que receber. Tudo isso importa. Tudo mesmo!

A REMOÇÃO DE ESTRESSORES PONTUAIS PODE TRANSFORMAR A SUA VIDA INTEIRA

Pagar um empréstimo pode não ser particularmente estressante. Pode ser sim frustrante destinar uma parte do orçamento para pagá-lo, o que é mais incômodo do que estressante. No entanto, quitar uma dívida pode ser incrivelmente estressante. Você não vai gostar de destinar ainda mais dinheiro para isso, o qual poderia estar sendo usado para sair para jantar com a família, por exemplo.

Contudo, quando se quita a dívida, não só esse estresse acaba, mas muitas outras pressões se esvaem junto. De repente, estar infeliz no seu trabalho pode não ser tão estressante já que, financeiramente, esse trabalho não é mais necessário. É incrível como a remoção de um estressor pode transformar verdadeiramente tantas outras áreas da vida.

Essa verdade é ampliada quando se trata de emagrecimento. Estar insatisfeito com o seu corpo pode afetar todas as áreas de sua vida – sua vida profissional, sua vida social, seu casamento – você escolhe. Isso porque o problema afeta a sua autoconfiança.

Vencer a luta contra o peso de uma vez por todas pode transformar a sua vida inteira de maneiras que você nunca poderia imaginar.

O PROGRESSO NÃO É LINEAR 

Para quitar uma dívida, seria ótimo apenas estabelecer um bom plano e dizer que tudo vai correr sem problemas. Mas dificilmente será assim. Os gastos surgem: taxas inesperadas, reparos domésticos, o cachorro doente, etc. Sempre haverá contratempos. E em cada um deles você tem uma oportunidade de jogar a toalha e dizer “bem, não ia dar certo mesmo” ou você pode usar  a criatividade para encontrar uma solução.

E mesmo que o plano orçamentário de um mês não saia exatamente como você planejou, ainda vai ser possível pagar a sua dívida em dois anos. Você vai alcançar os objetivos de qualquer maneira.

O progresso não é linear em nenhuma área da vida. E certamente não é para a perda de peso. Você tem um plano e pensa que sabe como as coisas vão se desenrolar. Mas você pode torcer o pé, ter uma semana ruim ou ainda enfrentar um platô. E sim, você vai questionar os seus motivos e pode até querer desistir. Mas essa jornada funciona como TODAS as outras.

O progresso não é linear, então não espere que seja. E mais importante, não use isso como desculpa para desistir de si mesma ou de seus objetivos.

É UM ESTILO DE VIDA 

Se você voltar a fazer compras por impulso, ignorando o seu orçamento disponível, você provavelmente vai se endividar de novo. Mesmo livre de dívidas, sem o desenvolvimento de uma consciência financeira pode ser muito fácil gastar mais do que se ganha, e impossível guardar dinheiro para reserva ou investimento. Para quitar uma dívida, é preciso formar hábitos para a vida toda. Ter responsabilidade financeira e controlar entradas e saídas é um modo de vida. E você não pode voltar atrás.

E é assim que funciona para um emagrecimento duradouro. Claro que você vai poder desfrutar de um sorvete das suas comidas favoritas, assim como você pode se dar de presente uma bolsa cara. Mas os gastos precisam ser consientes. Emagrecer é muito mais do que perder peso. Se trata de adotar hábitos saudáveis que te garantam mais energia, melhorem seu humor e prolonguem sua vida.

Não é uma maneira temporária de comer, e sim um estilo de vida. Você simplesmente não pode retomar antigos hábitos insalubres e esperar manter seus resultados.

A mudança é difícil. A perda extrema de peso é rara. Seja quitando uma dívida, largando um vício, mudando de emprego ou emagrecendo… é desafiador.

É preciso disciplina, resiliência e perseverança. Mas acredite, as habilidades que você desenvolverá ao longo do caminho serão catalisadores para alcançar absolutamente qualquer coisa que você possa sonhar.

Lívia Raimundo

Lívia Raimundo

Coach Alimentar, Pn1

Eu ajudo mulheres a comerem melhor e emagrecerem sem neuras.

Eu sou coach nutricional, doutora em marketing de alimentos, estudante de Nutrição, aquariana, louca por café, livros e um bom papo. Eu também amo cozinhar (e comer, óbvio).

Eu vivo em São Paulo com o meu noivo e dedico a maior parte do meu tempo a inspirar mulheres a alcançarem uma relação mais leve e feliz com a comida e com o próprio corpo.

O Passo-a Passo para Escapar da Prisão da Comida

Quiz da Liberdade Alimentar

Teste seu nível de conhecimento e habilidade nos exatos pontos que eu aprendi a dominar para reescrever a minha história com a comida e com o meu corpo!

Relacionados

Coisas que te nutrem além da comida

Coisas que te nutrem além da comida

Se você percebe que frequentemente come sem fome genuína e que grande parte da sua alimentação é movida pelas suas emoções, pode ser que outros aspectos da sua vida estejam desnutridos. Ampliar as suas formas de suprir suas demandas internas é um passo muito importante no caminho da liberdade e autonomia alimentar!

read more
Engordei na quarentena. E agora?

Engordei na quarentena. E agora?

A sua prioridade deve ser sempre o cuidado com a sua saúde física e mental. Lembrar que respirar, mover o corpo, manter a mente ocupada com qualidade e se alimentar bem e de forma consciente são ingredientes básicos para uma vida equilibrada. Não só na quarentena como em todos os outros períodos difíceis que você enfrentar na vida.

read more
A jornada da Liberdade Alimentar

A jornada da Liberdade Alimentar

As dietas são aqueles falsos atalhos que pegamos na tentativa de chegar logo ao objetivo de estar bem com o nosso corpo. Mas, na verdade, elas são como uma estrada no sentido contrário da felicidade, que só nos afastam do nosso autoconhecimento, ditando regras externas que te fazem acreditar que você não é capaz de gerenciar o seu corpo. Aqui está o que você pode esperar quando abandona a prisão das dietas em direção à liberdade alimentar.

read more

Comentários

0 Comments