Comer Para Se Nutrir: A Chave Para Parar De Fazer Dieta

Alimentação | Lívia | modificado em 09/08/2017

A primeira dúvida que surge quando pensamos em parar de fazer dieta é…

Mas como eu vou saber o que comer? 

É aí que entra o comer para se nutrir, e aqui eu quero te dar um passo a passo para colocar isso em prática.

Se você está aqui, há grandes chances de você já ter seguido uma dieta na vida. Talvez você já tenha tentado todas elas e esteja sempre em busca da próxima estratégia.

Por isso, existe um receio e uma sensação de que comer sem regras nunca vai funcionar.O primeiro passo para acabar com esse medo é uma reflexão franca sobre como isso tem funcionado para você. Essas regras todas estão te ajudando de verdade?⠀Se você sofre com o efeito sanfona, compulsão alimentar, fome emocional ou qualquer tipo de desafio nos seus hábitos alimentares, eu estou aqui para te encorajar a começar a comer para se nutrir.

Quando você deixa de confiar nos sinais de fome do seu corpo e passa a depender de regras de terceiros para se alimentar – leia-se, você faz uma dieta – uma coisa estranha acontece… Você curiosamente passa a pensar cada vez mais em comida, no seu peso, nas calorias, nos carboidratos – e de repente é só nisso que você pensa.⠀Isso tudo te leva a uma relação cada vez pior com a comida, já que essa forma de comer é baseada em medo de alguns alimentos e privação.

Na contramão, nutrir o seu corpo se baseia em amor e autocuidado e visa beneficiar o seu corpo e a sua mente. Essa forma de se alimentar promove o desenvolvimento de uma relação positiva e compassiva entre comida, corpo e mente.

FAZER DIETA VS. COMER PARA SE NUTRIR

Numa breve comparação ilustrativa, o que é o que:⠀

Fazer dieta

  • Foco em peso e aparência
  • Listas de comidas boas/más ou permitidas/proibidas
  • Rotina alimentar rígida
  • Porções limitadas de alimentos
  • Horário certo ou regras para comer, sem respeito aos sinais de fome e saciedade
  • Sentimentos recorrentes de culpa, vergonha e punição quando as metas não são atingidas⠀

Comer para se nutrir

  • Foco em como você se sente em relação ao que come
  • Desenvolvimento de uma relação positiva entre corpo e comida
  • Comer uma variedade de alimentos sem se sentir privada
  • Não há contagem calorias, de carboidratos, nem de nada!
  • Foco em prover nutrientes para o seu corpo e sua mente
  • Atenção e respeito aos sinais de fome e saciedade do próprio corpo
  • Prazer em comer sem sentimentos de culpa, vergonha ou vontade de se punir

Dá pra ver a diferença gritante entre as duas abordagens?

Na verdade, a principal diferença É A SUA RELAÇÃO COM VOCÊ MESMA.

Você trata o seu corpo com amor, compaixão e aceitação? 

Ou você tenta se restringir, se culpar e se punir o tempo todo a fim de ter um corpo mais adequado aos padrões vigentes? Você sente que o seu corpo é seu melhor amigo? Ou sente que ele está prestes a te trair a todo momento, acumulando gordura só pra te deixar mais insatisfeita?

Comer para se nutrir vai além do ato físico de comer, visando a restrição calórica para a perda de peso. Ao invés disso, envolve reconhecer que nós merecemos cuidar bem das nossas necessidades físicas e psicológicas. É uma forma de comer tem na comida uma fonte de nutrientes, e deve ser usada para nos abastecer para que possamos viver bem a aproveitarmos ao máximo nosso tempo neste planeta.

Então, se você acha que parar de fazer dieta e começar a comer para se nutrir pode ser uma boa pedida para você, eu te mostro três passos simples para começar:⠀

1. Faça uma lista de alimentos que te nutrem

Calma, essa não é mais uma lista!A ideia é que você liste todos os alimentos que te façam se sentir energizada e satisfeita (de verdade!)Quais as coisas saudáveis que você tem prazer em comer, que te dão um sentimento de plenitude? Que mantém o seu humor para cima? Que te fazem se sentir revigorada?⠀

2. Coma esses alimentos 80% do tempo, aproximadamente

Dê prioridade para aquilo que vai te dar energia para enfrentar o seu dia.Ouça os sinais do seu corpo e dê preferência a esses alimentos na hora que o ponteiro do seu tanque de combustível baixar, num ritmo em que você se mantenha sempre mentalmente alerta.⠀

3. Se permita comer alimentos que não te nutrem 20% do tempo

Sério, deixe a perfeição de lado. Ela não existe!Quando você se permite comer coisas puramente porque elas agradam o seu paladar, você não desenvolve os gatilhos para compulsão gerados pela privação.⠀Esses três passos podem te ajudar a superar os seus desafios alimentares e a melhorar (muito) a sua relação com a comida.⠀A chave é encontrar um equilíbrio entre comer majoritariamente alimentos nutritivos enquanto você se permite consumir algumas guloseimas para manter a saúde mental no lugar.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>