3 Dicas Para Comer Bem Nas Festas De Fim De Ano

by | Dec 6, 2017 | Alimentação

Eu confesso que, pela maior parte da minha vida, comer bem nas festas de fim de ano sempre foi um grande desafio… 

Quando começavam os preparativos para o Natal, eu já precisava começar o meu preparo psicológico… festas significavam comidas deliciosas, doces, drinks, aperitivos, panetones, etc. 

Durante todo o mês de dezembro, temos uma confraternização atrás da outra… e parece que TUDO gira em torno de comida, já percebeu?

Embora eu ame comer – ainda mais comida de festa – eu vejo claramente as pessoas pesando a mão no garfo sem se dar conta, repetidas vezes, como se toda a comida boa do mundo fosse acabar nas horas seguintes – eu fazia isso!

Se você vive qualquer tipo de luta interna com a comida ou com o seu corpo, pode ser uma época um tanto difícil. Muita gente inclusive liga o piloto automático e só desliga em no dia 2 de janeiro – e toma um baita susto quando pára pra ver o estrago.

É por tudo isso que eu gostaria te dar algumas dicas básicas de sobrevivência para que você aproveite esta época ao máximo, sem se preocupar com ganho de peso ou se culpar pelo que você come.

DICA #1 – SEJA UMA OBSERVADORA

Quando você está observando, você não está participando – e pode aprender muito!

Se a sua mãe ou o seu pai criticam a roupa de algum dos seus irmãos, perceba como você aprendeu a se autocriticar quando olha no espelho.

Quando as suas tias falarem sobre como vão ter que fazer um jejum de 24 horas para compensar o pedaço de panetone, perceba como você aprendeu a se sentir culpada por cada mordida que você dá.

Olhe e aprenda. Entender de onde vêm alguns dos seus hábitos é um passo muito importante para transformá-los!

DICA #2 – BANQUE A ENTREVISTADORA PROFISSIONAL

Encontre a sua Maria Gabriela interior. Faça perguntas!

É uma forma de não precisar se defender, se explicar ou se justificar.

Peça aos seus familiares que eles falem sobre eles – é algo que as pessoas adoram fazer!

Se eles estão falando sobre eles, ele não estarão criticando, julgando ou comentando o seu prato ou o peso.

Aproveite o embalo e faça perguntas a si mesma também:

  • Qual é a parte mais difícil dessas festas? A comida? A família? A falta de família?
  • O que você adora sobre essa época?
  • O que pode te ajudar nessa época?
  • O que você gostaria que fosse diferente?

DICA #3 – MAPEIE OS SEUS GATILHOS

Muitas de nós pensamos que o gatilho do excesso é a comida, quando na verdade o gatilho é a situação.

Se você está sempre desejando algo que te dê uma sensação de barriga cheia, como purê de batatas, massas ou uma carne pesada, pode ser que você esteja se sentindo solitária ou precisando de algo para preencher um vazio interno.

Se você está constantemente atrás da sobremesa, é possível que você esteja precisando de coisas mais doces e reconfortantes na sua vida.

Se você não se cansa de coisas crocantes, pode ser que algo esteja te deixando brava.

É simples assim, acredite.

Quando você começa a reconhecer e expressar suas emoções – falar com uma amiga, escrever num diário ou socar um travesseiro – você não precisa mais de comida para expressá-las.

DICA BÔNUS – SEJA GRATA!

Pense em uma coisa que te faz muito feliz, pode ser uma pessoa ou um momento, e seja muito grata por ela. A luz da gratidão é capaz de eliminar qualquer estigma negativo dessa época de festas.  

Festeje muito e aprecie todos os momentos – e comidas – maravilhosos que essa época proporciona. E lembre-se, o seu corpo não sabe se é março, junho ou dezembro, e a paz com a comida não tem data – é uma meta a ser trabalhada sempre!

Lívia Raimundo

Lívia Raimundo

Coach Alimentar, Pn1

Eu ajudo mulheres a comerem melhor e emagrecerem sem neuras.

Eu sou coach nutricional, doutora em marketing de alimentos, estudante de Nutrição, aquariana, louca por café, livros e um bom papo. Eu também amo cozinhar (e comer, óbvio).

Eu vivo em São Paulo com o meu noivo e dedico a maior parte do meu tempo a inspirar mulheres a alcançarem uma relação mais leve e feliz com a comida e com o próprio corpo.

O Passo-a Passo para Escapar da Prisão da Comida

Quiz da Liberdade Alimentar

Teste seu nível de conhecimento e habilidade nos exatos pontos que eu aprendi a dominar para reescrever a minha história com a comida e com o meu corpo!

Relacionados

Coisas que te nutrem além da comida

Coisas que te nutrem além da comida

Se você percebe que frequentemente come sem fome genuína e que grande parte da sua alimentação é movida pelas suas emoções, pode ser que outros aspectos da sua vida estejam desnutridos. Ampliar as suas formas de suprir suas demandas internas é um passo muito importante no caminho da liberdade e autonomia alimentar!

read more
Engordei na quarentena. E agora?

Engordei na quarentena. E agora?

A sua prioridade deve ser sempre o cuidado com a sua saúde física e mental. Lembrar que respirar, mover o corpo, manter a mente ocupada com qualidade e se alimentar bem e de forma consciente são ingredientes básicos para uma vida equilibrada. Não só na quarentena como em todos os outros períodos difíceis que você enfrentar na vida.

read more

Comentários

2 Comments

  1. Lalla

    Muito bom Lívia , parabéns adorei !!!! Bjs sdds

    Reply
    • liviaraimundo

      Obrigada pelo feedback Lalla! Espero que tenha sido útil ❤️

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *