Alimentação Equilibrada: a Chave da Saúde

by | Jan 2, 2018 | Alimentação, Mentalidade

Embora a oferta de comida nunca tenha sido tão vasta, nós vivemos num mundo onde é pouco comum ter uma alimentação equilibrada – aquela em que você come o que gosta, o que te nutre de verdade e o que faz bem para a sua mente e sua alma.⠀

Nos últimos anos nós testemunhamos uma proliferação intensa do “comer saudável” e da ideia de “ser fit”. Do café com manteiga ao suco verde, as pessoas passaram a se associar a diferentes rótulos e ideologias alimentares – vale tudo para alcançar uma barriga sarada, não importa o custo. Com o pretexto de “buscar saúde”, muitas pessoas perderam de vista o que realmente importa.

O equilíbrio.

Manter uma alimentação saudável pode ser um conceito um tanto subjetivo. Não é somente sobre o que tem no seu prato, mas sobre como você está comendo, os seus pensamentos e sentimentos sobre os alimentos que você leva à boca e sobre as pessoas com quem você compartilha suas refeições.

O processo de comer deve ser prazeroso e, frequentemente, associado a passar um tempo de qualidade com aqueles que importam na nossa vida. Eu tenho grandes esperanças que 2018 seja o ano em que haja uma redefinição do que é “comer saudável”, no sentido do equilíbrio entre ingerir nutrientes de qualidade e e curtir a comida por puro prazer sensorial, social e emocional.

A comida está cada vez mais associada à nossa identidade, especialmente graças à expansão das mídias sociais como o Instagram e o Pinterest, onde as pessoas compartilham fotos da sua “alimentação perfeita”. Nesse contexto, é importante que nós não deixemos a comida definir quem somos.

Não há nada de errado em comer um lindo cupcake ou uma salada leve, contanto que seja o que você quer comer (lembra da permissão emocional?). Ficar se remoendo pelo que você comeu por horas, com sentimentos de culpa ou mesmo julgando as pessoas que não comem da mesma forma que você nunca vai ser uma atitude saudável, não importa quanta chia você seja capaz de colocar nos seus chips de couve orgânica.⠀

Eu realmente acredito que manter uma alimentação equilibrada e saudável seja um processo de reaprender o que você esqueceu… A ouvir o seu corpo. A curtir o que você come. A sentir o que cada alimento te proporciona. E, mais importante, não complicar. O seu corpo é uma máquina incrível, capaz de fechar um corte sozinho. Você não acha que não conseguiria escolher os melhores alimentos sozinho?

Comer não é para ser uma armadilha. E não deve ser somente associado a ganho ou perda de peso.

Comer é o ato de nutrir o seu corpo e a sua vida, e deve ser um processo agradável. Vamos fazer de 2018 o ano de reequilibrar as nossas perspectivas sobre comida e emagrecimento. Lembre-se que o fato de você escolher comer um brigadeiro ou uma maçã nada muda o seu valor como pessoa. Você é muito mais do que isso.

Lívia Raimundo

Lívia Raimundo

Coach Alimentar, Pn1

Olá bonita! Eu sou a Lívia ♡

Eu ajudo mulheres a comerem melhor e emagrecerem sem neuras.

Eu sou coach nutricional, doutora em marketing de alimentos, estudante de Nutrição, aquariana, louca por café, livros e um bom papo. Eu também amo cozinhar (e comer, óbvio).

Eu vivo em São Paulo com o meu noivo e dedico a maior parte do meu tempo a inspirar mulheres a alcançarem uma relação mais leve e feliz com a comida e com o próprio corpo.

O PASSO-A-PASSO PARA A LIBERDADE ALIMENTAR

Descubra o que você precisa fazer para escapar da Prisão da Comida e alcançar e uma relação leve e feliz com o seu corpo, sem nunca mais começar uma dieta.

Gostou do texto? Por favor, compartilhe-o com uma amiga usando os links abaixo. E não esqueça de me deixar um comentário com as suas ideias a respeito ❣️
Lívia Raimundo

Lívia Raimundo

Coach Alimentar, Pn1

Eu ajudo mulheres a comerem melhor e emagrecerem sem neuras.

Eu sou coach nutricional, doutora em marketing de alimentos, estudante de Nutrição, aquariana, louca por café, livros e um bom papo. Eu também amo cozinhar (e comer, óbvio).

Eu vivo em São Paulo com o meu noivo e dedico a maior parte do meu tempo a inspirar mulheres a alcançarem uma relação mais leve e feliz com a comida e com o próprio corpo.

O Passo-a Passo para Escapar da Prisão da Comida

Quiz da Liberdade Alimentar

Teste seu nível de conhecimento e habilidade nos exatos pontos que eu aprendi a dominar para reescrever a minha história com a comida e com o meu corpo!

Relacionados

Coisas que te nutrem além da comida

Coisas que te nutrem além da comida

Se você percebe que frequentemente come sem fome genuína e que grande parte da sua alimentação é movida pelas suas emoções, pode ser que outros aspectos da sua vida estejam desnutridos. Ampliar as suas formas de suprir suas demandas internas é um passo muito importante no caminho da liberdade e autonomia alimentar!

read more
Engordei na quarentena. E agora?

Engordei na quarentena. E agora?

A sua prioridade deve ser sempre o cuidado com a sua saúde física e mental. Lembrar que respirar, mover o corpo, manter a mente ocupada com qualidade e se alimentar bem e de forma consciente são ingredientes básicos para uma vida equilibrada. Não só na quarentena como em todos os outros períodos difíceis que você enfrentar na vida.

read more
A jornada da Liberdade Alimentar

A jornada da Liberdade Alimentar

As dietas são aqueles falsos atalhos que pegamos na tentativa de chegar logo ao objetivo de estar bem com o nosso corpo. Mas, na verdade, elas são como uma estrada no sentido contrário da felicidade, que só nos afastam do nosso autoconhecimento, ditando regras externas que te fazem acreditar que você não é capaz de gerenciar o seu corpo. Aqui está o que você pode esperar quando abandona a prisão das dietas em direção à liberdade alimentar.

read more

Comentários

3 Comments

  1. Andréia Melo

    Bom dia!Adorei o texto,moticante excluir da nossa mente a culpa de cada docinho que comemos pois, o importante é se sentir bem e não seguir o que a moda dita como você disse Lívia.
    Parabéns pela postagem!!!??????????????

    Reply
    • liviaraimundo

      Obrigada pelo feedback Andreia! É bom saber que esse pensamento está ganhando forças ❤️

      Reply
  2. Lílian

    Top pura vdd devemos lembrar do nosso valor i

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *